População de Planaltina enfrenta problemas com o transporte público

|

Cidade criou grupo de mobiliação para combater caos dos ônibus


Renato Souza
DIVULGAÇÃO
Parecem não ter fim os problemas enfrentados pelos usuários do transporte público em Planaltina. Estudantes alegam que é comum os cartões emitidos pela Fácil não serem aceitos nas catracas dos coletivos. O problema não está nos cartões, mas nas empresas que não cadastram as catracas ou colocam linhas diferentes do que mostra o itinerário.

Com a apreensão de 200 ônibus da empresa Coopatram, em julho do ano passado, uma outra empresa ficou responsável por reforçar as linhas. Mas a substituta Cootransp, não aceita o cartão que dá direito ao passe livre estudantil. O estudante Wandeilson Sousa, conta que sofre diariamente com o problema. “Já discuti com motoristas e cobradores por causa disso, colocaram uma cooperativa pra cobrir alguns horários da Coopatram, e essa cooperativa (Cootransp) não respeita o sistema de bilhetagem eletrônica. Alguns ônibus, ou a maioria, não têm a opção de usar cartão”, afirma.
 No último sábado (29), estudantes e moradores de Planaltina se reuniram na Praça da Igreja de São Sebastião para discutir o problema entre os usuários do transporte público. No encontro, foram abordados os problemas e criado uma agenda da mobilização contra o caos no sistema. Problemas como ônibus lotados, sucateados e que não aceitam cartão de estudantes foram os mais apontados pela comunidade. Umas das reclamações, foi a retirada da linha 641 no horário das 23h20, que liga a W3 Norte/Sul à Planaltina. Segundo os passageiros, pelo menos 90 pessoas necessitam dessa linha para chegar até em casa. No mesmo dia, foi criado um grupo para mobilizar a população do DF à protestar e denunciar os problemas do transporte público.

Os moradores decidiram formar uma equipe para criar um dossiê a ser entregue no Ministério Público do DF. O objetivo é fazer com que o MPDFT investigue a precariedade do atendimento à população. Um blog que representa o movimento foi criado para receber denúncias, fotos, vídeos e relatos dos problemas enfrentados pelos passageiros.

Manifestações

Na manhã desta quarta-feira (02), alguns moradores interditaram a BR 020 para protestar contra uma possível derrubada de casas irregulares no condomínio Mestre D'armas. Os moradores indignados com o transporte se juntaram aos demais manifestantes. A polícia dispersou a população com balas de borracha e bombas de efeito moral. Doze pessoas foram presas.
A redação do Portal Alô Brasília entrou em contato com o DF trans e questionou os problemas enfrentados pelos usuários do transporte coletivo. Confira a nota divulgada pelo Dftrans, em relação ao problemas:
1- As linhas que recebem mais reclamações são Planaltina 600 e 643.1. Segundo os estudantes, o motorista e cobrador solicitam que eles desçam dos coletivos.
Resposta: É necessário verificar no posto do DFTrans em Planaltina se a linha está cadastrada no cartão. Caso esteja cadastrada, o posto encaminhará a reclamação à empresa para saber qual é o problema em relação ao uso.
2- Os estudantes reclamam ainda que a linha 641, que faz W3 - Planaltina, não está passando no horário das 23h20, e que dezenas de passageiros aguardam quase 1 hora nas paradas.
Resposta: A reclamação será encaminhada à Fiscalização do órgão para que seja averiguada a situação citada. A empresa poderá ser autuada caso esteja descumprindo o horário.
Questionado sobre o que os estudantes devem fazer ao serem impedidos de passar pela roleta devido o problema, o DFtrans não se pronunciou sobre o assunto.
Da redação do Alô

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 Mobiliza Planaltina | Template Blue by TNB